quinta-feira, 9 de maio de 2013

A difícil arte de ser mãe...





Minha filha, que está agora com 7 meses, só quer saber de ficar de pé. Acontece que para isso ela precisa de ajuda. Ela se joga em cima de quem estiver com ela e estica as mãozinhas em busca de um apoio para levantá-la.

Eis que um belo dia estou brincando com ela e depois de muito deixá-la de pé, decido que vamos ficar sentadas por um tempo. Sim, EU decido, ela ainda é muito nova pra ter poder de decisão, certo? Errado! Ela reclama, resmunga, faz barulho e quer ser ouvida. Eu, determinada a ensiná-la que não podemos ter tudo que queremos, na hora em que queremos, me mantenho firme na minha posição, criando outras brincadeiras e tentando distraí-la.

De repente, depois de muito barulho e alguns olhares de desaprovação, escuto a seguinte frase da minha querida faxineira:
"Dona Fernanda, você está muito ocupada? Quer que eu fique com ela?" 
Num tom de voz acusatório que nenhuma mãe gostaria de ouvir.

Nem preciso dizer que fiquei louca da vida, né? Depois de muito pensar e xingá-la mentalmente (mentalmente por que ela foi bem sutil em sua crítica velada) comecei a pensar naquelas crianças que não param quietas nos restaurantes, naqueles que fazem sempre o que querem e dão birra nos supermercados.

Tenho certeza que a minha filha ainda fará muita bagunça em restaurantes e birras em supermercados. O que eu não compreendo são os olhares de desaprovação que sei que vou receber quando deixá-la chorando no meio de onde for por que vou me recusar a dar pra ela algo que ela não precisa naquele momento.

Como trabalhei alguns anos em escolas já vi muitas crianças de 4, 5 anos batendo!!! em seus pais pra conseguirem o que querem e muitos pais dessas crianças dando sorrisos amarelos e fazendo exatamente o que os seus pequenos reis ordenaram. Será que se eu der um sorriso amarelo e fizer o que ela quer vou ser uma mãe melhor??? Affe!

O olhar da minha faxineira foi só mais um, foi só a gota d'água dos milhares de olhares de desaprovação que já recebi nos meus 7 meses de maternidade. Já recebi alguns até da minha mãe (mãe, te amo, tá?!)!!

Será que essas mulheres que já foram mães e já criaram seus filhos se esquecem das dificuldades de se educar, da chatisse que é ficar escutando seu filho resmungar, reclamar, chorar e ter que aguentar pra que ele aprenda algumas coisas? Será que elas se esquecem que se a gente der tudo o que eles querem eles se tornarão crianças chatas e mimadas?

Eu, definitivamente estou decidida a não deixar que isso aconteça com a minha filha. Pode ser que seja na marra, mas ela não vai se tornar uma mini rainha. Ela vai chorar, vai resmungar e vai reclamar muito. Mas um dia ela vai me agradecer por isso. E que venham os olhares de desaprovação!!! 

Beijos de desabafo!

6 comentários:

  1. Apoio 100%! Mas como sei pouco sobre o desenvolvimento da mente de uma criança, eu não sei se isso surte muito efeito aos 7 meses (como ainda não precisei, nunca estudei sobre isso). Mas eu sei que há um momento em que a criança começa a entender que ela pode ter poder sobre os pais, justamente com as birras, manhas e choros. É nesse momento que a sua posição precisa ser firme! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu pra te falar a verdade já estudei... mas como não trabalho com isso acabo esquecendo muita coisa... Mas na prática posso te dizer que nesta idade eles já entendem bem o que é um não! e nem acho que ela faça "manha" pra desafiar mas para conseguir fazer valer sua vontade mais primitiva. Mas se ela não aprender desde então que nem sempre dá pra fazer valer a vontade dela ela sempre vai achar que o que quer TEM que ser realizado... é complexo e chato mas, como você disse tem que ser firme! beijos

      Excluir
  2. Também tenho vivido com muitos olhares de desaprovação rsrsrs. Mesmo com 9 meses o Arthur já tenta fazer só o que quer. Não é fácil não, mas concordo com vc, não quero que ele se torne a autoridade da minha casa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil mesmo, pois tem horas que parece, aos olhos dos outros, que estamos sendo malvadas com nossos filhos, quando na realidade estamos é tentando ensinar alguma coisa! Mas é assim que educaremos pessoas do bem e não pequenos imperadores! Beijos e força na peruca amiga!

      Excluir
  3. Fer! Adorei seus textos! Vc mãe esta ainda mais linda (achei que nao tivesse como... Rs) concordo totalmente com esse texto mesmo sem ser mãe ainda.. Vou lembrar disso quando resolver ser mãe!! Trabalhando com
    Crianças no consultorio reparo sempre nos pais que cedem aos pequenos reis e rainhas... Beijão !! Saudades demais!
    Gabi (riberao)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi! Que legal que você gostou! Fico feliz, realmente não é fácil mas no fim tudo dá certo! Obrigada pelo elogio!Não tenho dúvidas que você será uma mãe linda!
      Beijão!!!

      Excluir